Doutrina
A doutrina do choque baseia-se nas ideias formadas na Escola de Politica Economia de Chicago, Estados Unidos. Frank Knight , um dos seus fundadores acreditava que os professores deviam “inculcar” nos seus alunos a crença de que cada teoria económica é um “traço sagrado do sistema” e não uma hipótese debativel. As forças economicas eram tão exactas como a gravidade. Como tal podiam ser equacionadas. Se havia alta inflação era porque as forças económicas estavam a ser mal influenciadas pelos políticos.
O seu maior instigador foi Milton Friedman que mais tarde iria ser reitor da faculdade. Milton acreditava que a economia é uma ciência exacta. Se entregue a si mesma ela fará o melhor para o mercado. Para que o mercado livre funcionasse era necessário obedecer a uma santa trindade: privatização, desregulamentação, fim dos apoios sociais.
• Privatização: O governo deve ser minimo. Existitindo apenas para impor ordem e fazer cumprir os contractos privados. Como tal todas as outras tarefas podem e devem ser realizadas pelo sector privado. Isto porque o sector privado é mais eficaz logo consegue fornecer um melhor serviço a um custo mais baixo. Tudo desde escolas a redes electricas devem ser privatizadas.
• Desregulamentação: Para que o mercado livre funcione em pleno, não deve existir qualquer tipo de regulamentação sobre ele. Qualquer anomalia ou erro será naturalmente corrigido pelo mercado.
• Fim dos apoios sociais: Apoios sociais causam distorções ao mercado. Coisas como o subsidio de desemprego ou apoios aos pequenos agricultores vão influenciar preços. Logo, não deve existir nenhum apoio.
“Tal como os ecossistemas se auto-regulam , mantendo-se em equilíbrio, o mercado, deixado em paz, iria criar o numero exacto de produtos aos preços precisamente correctos, produzidos por trabalhadores que receberiam os salários á medida para poderem comprar esses produtos – um Eden de emprego