doutorado
Conhecendo a Podologia
Problemas mais comuns
Unhas encravadas
Bicho de Pé
Olho de peixe e Verrugas
Bolhas
Calos e Calosidades
Rachaduras e Fissuras
Correção de unhas
Unhas
Cuidados com os pés
Hidrate seus pés
Massagem nos pés
Pés do Diabético
Cuidados básicos
Material Educativo
Podologia Infantil
Pés na infância
Aluguel de equipamentos
Equipamentos para aluguel
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Bicho de Pé
1 - DEFINIÇÃO:
O bicho do pé, é uma das infecções cutâneas mais freqüentes no verão.
É uma pulga feminina de nome científico Tunga penetrans, que se aloja na pele para se alimentar do sangue e pôr ovos, isto é, uma infecção que é caracterizada por inchaços dolorosos localizados principalmente ao redor de onde o inseto penetrou, sob as unhas do pé nas partes mais moles ou entre os dedos do pé.
No entanto, pode-se pegar o bicho do pé em qualquer local do corpo. As larvas são de vida livre, sendo encontradas em habitações de chão de terra, em solos arenosos e praias, mas sempre em locais sombreados.
A pulga adulta possui coloração marrom avermelhada e mede aproximadamente 1 mm de comprimento, porém, uma fêmea grávida pode chegar a medir o tamanho de uma ervilha.
É a fêmea adulta e fertilizada quem possui a capacidade de perfurar a pele do homem, porco e outros mamíferos, com suas partes bucais. Ela aloja-se dentro do corpo do hospedeiro até que o último segmento abdominal esteja paralelo com a superfície da pele.
Alimenta-se de seu sangue e expele os ovos maduros pelo ovipositor, ficando estes na ponta de seu abdômen. Uma fêmea pode produzir de 150 a 200 ovos durante um período de 7 a 10 dias.
2 - SINTOMAS:
Começa com uma leve coceira local, que pode evoluir para úlceras dolorosas, que culminam com freqüência em infecções secundárias e inchaço local;
Procure um podólogo ou médico para a remoção do bicho-do-pé;
O procedimento podológico para o tratamento