doenças causadas por vírus
Introdução
Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucléico e proteína. Como são destituídos de células e só tem metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras especificas, não existe consenso entre cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. No homem, inúmeras doenças são causadas por esses seres acelulares. Praticamente todos os tecidos e órgãos humanos são afetados por alguma infecção viral. Devido ao uso da maquinaria das células do hospedeiro, os vírus tornam-se difíceis de matar. As mais eficientes soluções médicas para as doenças virais são, até agora, as vacinas para prevenir as infecções, e drogas que tratam os sintomas das infecções virais.
3
Herpes Labial
Herpes labial é uma infecção nos lábios, na boca ou nas gengivas causada por microorganismos chamados vírus do herpes simples (HSV). Ela leva ao desenvolvimento de bolhas pequenas e doloridas geralmente chamadas de aftas ou herpes de boca. Embora a maior parte da população seja portadora do vírus, nem todos são afetados pelo herpes labial. Entretanto, mais de oito milhões de pessoas, de fato, são acometidas frequentemente por esta infecção.
Prevenção e Tratamento
Todos estão suscetíveis a contrair o herpes labial, mas há medidas preventivas que podem ser tomadas para diminuir esse risco. Evitando contato direto com as feridas se alguém estiver com uma infecção por herpes ativa. Para prevenir isso é recomendado: não compartilhando copos e utensílios de cozinha, dormir por pelo menos 8h, ter uma dieta saudável e evitar os fatores que desencadeiam a ativação. Não há cura para o HSV-1. Na verdade, quando uma pessoa é infectada com o vírus do herpes, ele fica no organismo para sempre. Alguns medicamentos para tratar a herpes labial que são facilmente encontrados na farmácia com os princípios ativos aciclovir, famciclovir, valaciclovir,