doutora
Pós-Graduação em Filosofia para Crianças
------------------------------------------
1º Semestre || Disciplina: Oficina de Filosofia para Crianças
Estímulo
Área:
Epistemologia
Tema:
Uma coisa é o que é? Será?
Objectivo:
Desafiar as crianças a pensarem sobre um objecto e a sua relação com este
-----------------------------------------------------------------
|| Inês Ribeiro ||
A premissa de que a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe de um objeto é um ponto de concordância entre diferentes concepções teóricas sobre o desenvolvimento do desenho. O desenho, entre o jogo simbólico e a imagem mental, subordina-se às leis da conceituação e da percepção. PIAGET, 1973
Contextualização da apresentação do estímulo:
Apresentarei este estímulo entre dois momentos criativos de representação de uma mesa e após solucionadas questões pendentes pertencentes à aula. Sendo que, esta sessão existirá isolada num Atelier de Artes Plásticas que já se realiza desde o início do ano lectivo, com crianças que ainda não estão familiarizadas com os métodos e conceitos da Filosofia para Crianças, se bem que, já têm vindo a ser introduzidas algumas regras que ainda, nem sempre são cumpridas.
Metodologia:
Após esclarecimento de todos os pontos da sessão, esta inicia-se com a distribuição do material pelo meu “Ajudante do Dia”.
Posto isto, será pedido às crianças que representem o conceito MESA. Quando terminados, os trabalhos serão recolhidos e afixados na parede, na etiqueta correspondente ao nome do seu autor.
Seguidamente apresento o livro “Uma mesa é uma mesa. Será?” e leio-o mostrando as imagens às crianças. Depois da leitura questiono as crianças se o livro lhes suscitou alguma dúvida. Caso respondam que não, apresentarei duas questões que seleccionei previamente para discussão e que, aparecerão magicamente dentro da caixa do Sapo escritas em dois cartões. Caso respondam que