Doutor
O conceito de sistema é uma das mais simples de se escrever, um dos mais abrangentes de se aplicar, bem como um dos mais difíceis de se compreender plenamente. Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função. É uma definição tão abrangente que pode ser usada em uma grande variedade de contextos, como por exemplo:
- sistema econômico,
- sistema computacional,
- sistema solar,
- a Biosfera,
- “O Sistema” contra o qual alguns se revoltam,
- sistema de injeção eletrônica,
- Sistema Brasileiro de Telecomunicação – SBT,
- Sistema Brasileiro de Pagamentos,
- sistema digestivo,
- sistema endócrino,
- sistema nervoso,
- uma colônia de formigas,
- uma colmeia,
- um aquário, etc.
O que unifica todos estes exemplos é o fato de que cada um deles possui um conjunto de elementos interrelacionados (chamados de componentes, subsistemas ou subunidades), e que podemos identificar alguma função desempenhada pelo sistema como um todo, como:
- Sistema econômico: manter os recursos da economia em circulação
- Sistema Computacional: atender a uma determinada necessidade de processamento de informações de usuários
Sistema Solar
“manter os planetas girando em torno do sol&rdquo sistema de injeção eletrônica regular a mistura ótima de combustível e ar para o funcionamento do motor sistema digestivo incorporar, ao corpo de um animal, a energia e matéria contidas em alimentos
Biosfera
manter a vida sobre a terra Dado o conceito muito abrangente de sistema, é preciso adotar categorias de sistemas mais específicas, para que os sistemas sejam passíveis de análise e síntese, discutidas a seguir.
-------------------------------------------------
Introdução
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a