Doutor
Uma das mais importantes e de intenso uso industrial é a reforma a vapor de metano, atualmente considerada a principal rota para produção de hidrogênio. O catalisador comercial utilizado é o níquel suportado em alumina, com ou sem promotores. Outros catalisadores incluem os metais nobres, porém estes são caros e raros. Hidrogênio é utilizado na síntese de amônia, de metanol, na redução de minérios de ferro e também para alimentação direta de células a combustível para geração alternativa de energia elétrica1-3.
A reforma a vapor é uma reação química entre vapor d'água e hidrocarbonetos (gás natural ou naftas) catalisada por níquel que forma uma mistura de H2, CO e CO2. Na reforma a vapor de hidrocarbonetos mais pesados que o metano, o principal curso da reação é a conversão dos mesmos em CO e H24.
O catalisador deve possuir uma grande estabilidade e necessita ser resistente a desativação por sinterização (perda da superfície ativa devido ao crescimento dos cristais), envenenamento (eliminação dos sítios ativos devido à forte quimissorção de compostos presentes na carga) e “fouling” (bloqueio dos poros e da superfície ativa devido à deposição de carbono). Embora seja sensível às condições de processo, a estabilidade é melhor alcançada através da adição de promotores ao catalisador5.
Neste trabalho mostraremos como a análise termogravimétrica pode ser utilizada como ferramenta importante para:
• Avaliar a geração de coque durante o processo catalítico em função da temperatura de operação6.
• Identificar os efeitos das regenerações in situ no catalisador Ni/Al2O36.
• As pesquisas que estão em desenvolvimento para gerar uma metodologia de avaliação de catalisadores resistentes ao coqueamento.
A importância da determinação dos pontos acima está no fato de promover uma maior velocidade no desenvolvimento de catalisadores mais ativos, mais