doutor
A presente monografia, com o tema “O problema libertário de África segundo Kwame Nkrumah”, pretende analisar como se pode fazer um bom uso da unidade de forma a se fazer face a busca da liberdade e reconhecimento. Francis Nwia Kofie Kwame Nkrumah foi uma figura política africana que se enquadra no grupo dos intelectuais que lutaram por uma África livre - problema da época.
A escolha deste tema deve-se ao facto de vir-se constatando uma emersão, a nível de África, de problemas que encontraram sua justificação na não-conquista da liberdade ansiada desde o período colonial.
Nkrumah via a Unidade como a premissa para o alcance da Liberdade, ou seja, a Liberdade podia-se alcançar, porém, condicionada à Unidade.
Visto que a liberdade continua sendo algo por se ansiar, apresentamos como premissas para o nosso trabalho a possibilidade de uma má implementação do projecto unionista de Nkrumah de forma a se passar para a luta pela busca da liberdade. Dizemos mais, Nkrumah (1977: 13) defendia que a liberdade estaria em causa enquanto os africanos, ainda que independentes, continuassem desunidos.
Perante os esforços empreendidos em prol de uma África livre, nos moldes em que Kwame Nkrumah traçou, verifica-se que o objectivo fundamental ainda não foi atingido, uma vez que a busca da liberdade e do reconhecimento continuam sendo preocupações actuais. Daí a formulação do nosso problema que se desdobra nas seguintes questões:
1. Para quando uma África livre?
2. Estará ultrapassado o pensamento de Nkrumah ou estamos apenas perante uma morosidade na implementação do seu projecto, no concernente à busca da liberdade reafirmada por Ngoenha?
A presente monografia apresenta-se em três capítulos, correspondendo ao primeiro capítulo o título de Vida e Obra de Francis Nwia Kofie Kwame Nkrumah, ao segundo capítulo o título de Concepção da Liberdade e da Unidade em Kwame Nkrumah e por último o terceiro intitulado Liberdade: um valor inalienável e