Doutor
As informações contábeis deveriam ser feitas “sob medida”, de forma que os usuários reagissem para tomar a decisão correta. Esta abordagem atinge os campos da Psicologia, da Sociologia e da Economia. É dada ênfase à forma pela qual os relatórios contábeis são utilizados mais do que ao desenvolvimento lógico dos demonstrativos.É baseada na ciência comportamental.- Enfatiza o modo como indivíduos ou grupos reagem à informação contábil.- A informação contábil só atingirá seu objetivo com a perfeita sincronia entre usuário e contador.
ABORDAGEM ECONÔMICA
É uma abordagem descritiva que tem por objetivo explicar o efeito dos procedimentos contábeis sobre as mensurações e atividades econômicas. A contabilidade é considerada como um instrumento balizador da economia, fugindo assim de seus objetivos principais.- É aplicável somente em países com economia centralizada e nível cultural elevado.
Esta abordagem é semelhante à teoria do comportamento, porém fixa-se em objetivos econômicos definidos. Utiliza-se do approach da teoria do comportamento para atingir determinados fins macroeconômicos. Por exemplo, durante períodos de recessão, os relatórios contábeis poderiam ser elaborados obedecendo a um conjunto de princípios que favorecessem uma retomada do processo econômico, por meio da distribuição de mais dividendos ou de maiores gastos de capital.
Freqüentemente apontada como inteligente e sofisticada, essa abordagem, se utilizada, subjuga os critérios de apropriação contábil, principalmente no que se refere à utilização dos provisionamentos, dedutibilidade ou não de gastos para efeitos tributários etc. à política macroeconômica de um país, visando servir como ação anticiclo. A mais conhecida, mas não única diretriz, nesse sentido, é a prática da depreciação acelerada contábil para efeito de incentivar investimentos em equipamentos a fim de estimular a atividade econômica. Conquanto útil em circunstâncias especiais ou para