Dossiê PAS/ UnB
“Ah, se ela soubesse Que quando ela passa O mundo sorrindo se enche de graça E fica mais lindo Por causa do amor”
Música originalmente escrita por Vinicius de Morais um grande poeta, diplomata, compositor e jornalista, que nasceu no dia 19 de Outubro de 1913, e faleceu no dia 09 de Julho de 1980, escreveu Garota de Ipanema juntamente com Tom Jobim, ou António Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que nasceu no dia 25 de Janeiro de 1927 e foi compositor, maestro, pianista, cantor e deixou seu legado aos 67 anos, falecendo então em Nova York.
A primeira versão da música “menina que passa” não agradou nem a Vinicius e nem a Tom, nesta versão relata um homem cansado e com medo, até que ver uma menina que passa e de certa forma o “encanta”. A música foi refeita por Vinicius de Morais.
A versão definitiva foi inspirada em Helô Pinheiro, ela que passava várias vezes em frente ao Bar Veloso, localizado em Ipanema, Bar que Vinicius e Tom frequentavam bastante. Helô depois de alguns anos se tornou famosa ao descobri que ela era a Garota de Ipanema.
A música teve e tem várias traduções e regravações de outros cantores, e também uma versão em inglês, traduzida e adaptada por Norman Gimbel, nesta versão cantada por Frank Sinatra, Amy Winehouse, Cher e vários outros a garota de Ipanema é relata com adjetivos, como bronzeada, alta, linda dando assim mais valor a beleza da garota.
A música mais famosa do Brasil, em minha opinião tem o devido o sucesso que merece, já que não é apenas uma música foi também escrita por dois grandes “maestros” da MPB, da Bossa Nova, enfim de toda a música brasileira.