PAS UNB 2013
O documento final dos Objetos de Conhecimento, incluindo as novas obras, deve ser disponibilizado até março.
Maíra Andrade
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB A Gerência de Interação Educacional Cespe/UnB, em conjunto com o Grupo de Sistematização e a Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), realizou durante o segundo semestre de 2012 a Revisão de Obras dos Objetos de Conhecimento da Matriz de Avaliação da primeira etapa do PAS. O documento, que propõe mudanças no conjunto de obras utilizadas (livros, filmes, obras de arte, peças teatrais, músicas), foi aprovado em reunião da Comissão de Acompanhamento, no final de dezembro, e as mudanças passam a valer para a primeira etapa do Subprograma 2013.
As obras servem como referência, porém não exclusivas, para a elaboração das provas. Cada uma delas deve ainda estar vinculada a, no mínimo, cinco Objetos de Conhecimento para que seja selecionada.
O consultor da Gerência de Interação Educacional do Cespe/UnB, Rogério Basali, explica qual foi o objetivo das mudanças: “A revisão buscou equilibrar melhor a distribuição entre obras verbais e não verbais sugeridas para essa etapa. Além disso, o trabalho de rever as obras permite a atualização de diversos aspectos importantes para a avaliação e, para isso, novas obras foram incluídas”.
NOVIDADE – As mudanças aprovadas pela Comissão incluem uma seleção de artigos da Revista Darcy – uma publicação da UnB – e também de textos da Revista Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “A inclusão dos textos de divulgação científica é uma das novidades para essa primeira etapa”, conta Basali. Apesar das mudanças, algumas das obras presentes em Subprogramas anteriores permanecerão, como os filmes “Encontro com Milton Santos”, de Silvio Tendler, “Atlântico Negro – na rota dos orixás”, de Renato Barbieri, e “Pro dia nascer feliz”, de