Dosagem de ácido ascórbico
O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias complexas, necessárias para o correto funcionamento do organismo, tendo em vista a importância nas reações metabólicas do corpo, juntamente com as enzimas.
Fazendo uso da técnica de titulação redox iodimétrica, pôde-se avaliar o conteúdo dessa vitamina no comprimido efervescente analisado. A iodimetria baseia-se na titulação direta do iodeto pelo reagente padrão, nesse caso, iodato de potássio. Por ser um processo de óxido-redução, em que há transferência de elétrons, enquanto que o ácido ascórbico se oxida a ácido deidroascórbico, o iodo se reduz a iodeto. Esse iodeto é titulado pelo iodato de potássio, sendo o iodeto oxidado e o iodato reduzido.
No entanto, a titulação empregando solução de iodo como titulante apresenta algumas dificuldades: perda de iodo por volatilização, necessidade de padronização da solução e realização da análise o mais rapidamente possível. Portanto, usando-se como titulante uma solução padrão de iodo contendo excesso de iodeto, a perda de iodo por volatilização decresce apreciavelmente. Uma alternativa é gerar o iodo durante a titulação. Isto é possível empregando-se como titulante a solução padrão de iodato de potássio (padrão primário) em presença de excesso de iodeto (iodatometria). Esta solução é estável e libera iodo em presença de ácido forte:
IO3- + 5I- + 6H+ [pic] 3I2 + 3H2O
O iodo formado, reage com a espécie redutora da amostra formando iodeto. No processo global, o número de oxidação do iodo varia de +5 (IO3-) para -1 (I-), ou seja, são envolvidos 6 elétrons.
Como a titulação ocorre em meio ácido, o equilíbrio da reação de oxidação do ácido ácórbico a dehidroascórbico é deslocado no sentido da formação da vitamina C, o que diminui a oxidação da mesma pelo oxigênio do ar durante a titulação.
As equações químicas abaixo revelam a formação do I2 na