Dos mainframes aos ERP's
“Dos Mainframes aos ERP’s”
No âmbito da unidade curricular de Sistemas de Informação de Marketing, foi-nos proposta a realização de um trabalho que remete para a evolução dos mainframes até aos ERP’s, enquadrando nesta fase evolutiva uma empresa de TI. O nosso grupo optou pela ACER. A ACER é a terceira maior fabricante de PC’s do planeta. Esta pretende diferenciar-se pelo seu projeto: realização de produtos para uma utilização intuitiva e simples, com um design sofisticado.
Partilhar conhecimentos como uma forma de contribuir para a sociedade, empenhando-se ativamente em popularizar a alta tecnologia e promover o uso do computador na vida quotidiana de milhões de pessoas pelo mundo é a principal missão desta organização. Atualmente, a ACER oferece uma grande variedade de produtos, entre os quais: computadores de mesa (desktops), computadores móveis (laptops), servidores, periféricos de armazenamento de dados, displays e soluções em e-business para governos, educadores e usuários domésticos.
Tudo começou em 1976, quando o chinês Stan Shih, um apaixonado por tecnologia, com a ajuda da sua esposa Carolyn Yeh, onze funcionários e US$ 25 mil, fundaram a empresa Multitech em Taiwan, tendo como principal objetivo quebrar as barreiras entre as pessoas e tecnologia.
Até ao final da década de 70, eram utilizados computadores de grande porte a fim de processar um grande volume de informações na empresa – os mainframes. Assim, pode dizer-se que havia um centro de processamento de dados e, portanto, um ambiente centralizado. No entanto, isto veio levantar sérios problemas: a informação estava localizada num sítio só e apenas alguns lhe podiam aceder, sendo que o disponibilizar da mesma era um processo demorado.
Com isto, e derivado da problemática que os mainframes instalaram, surge aquilo que veio instituir uma rutura no mundo tecnológico: os primeiros computadores individuais.