dorian gray
Só que assim como a juventude e a beleza desejada por Dorian podemos tirar outros pensamentos com o mesmo. Será mesmo que oque mais importa é a beleza e a juventude a ponto de nos tornamos pessoas mesquinhas e influenciadoras?
A meu modo de ver a resposta é não, hoje em dia facilmente a gente encontra pessoas como Dorian, jovens, bonitas, ricas, porem muito infelizes, mesmo porque muitas vezes essas pessoas carregam com elas um peso enorme nas costas, tendo que manter essa aparência para o próximo, e esquecendo que oque realmente importa é o caráter e a moral, ou ainda pior existem pessoas que viveram toda uma vida de mentiras sem serem elas mesmas, somente para ter uma felicidade artificial.
O livro nos mostra que pelo fato dele continuar jovem ele sofria uma certa exclusão da sociedade, que assim que ele entrava nos locais, ele virava o assunto principal e algumas pessoas até mesmo se retiravam. Hoje em dia isso ocorre com as pessoas consideradas “fora do padrão” da sociedade, às vezes para você ser aceito em determinados lugares ou grupos você tem que se adequar a regras e estereótipos estabelecidos, para assim estar “ao nível” dos mesmos, ou seja, quase sempre já nascemos precisando se moldar aos olhos dos outros.
Podemos citar também a facilidade com que Dorian era influenciado, seu amigo Henry apenas com palavras conseguia modificar todo um pensamento de Dorian, a ponto dele perder um grande amor ou até pior quase nem sentir remorso de crime cometido. Ao longo de nossas vidas conhecemos