Dorian Gray
Henry Wotton, no início do livro, há uma primeira descrição de
Dorian Gray. Por que os dois homens falam de Dorian? Como ele é e em que situação ele e Basil se conhecem?
Dorian Gray é jovem e belo. Basil fica fascinado por Dorian quando o conhece em uma festa. No ateliê de Basil, é dele o retrato que chama a atenção de Lorde Henry. Quando o pintor se recusa a dizer quem é o modelo, Henry fica curioso e pressiona Basil, que acaba contando a identidade do retratado e o primeiro encontro entre eles. Este é o início da história.
2. Que conselho Lorde Henry dá a Dorian Gray a respeito de sua beleza e juventude e qual a reação de Dorian?
Lorde Henry lhe aconselha que aproveite ambas, pois são fugazes. Segundo ele, beleza e juventude são as menos superficiais das características, superando inclusive a inteligência. Mas são fugazes, em poucos anos se esvairiam e abandonariam Dorian Gray. Ao ouvir tais palavras, o jovem fica abalado, desejando que o quadro pudesse envelhecer em seu lugar.
3. De que maneira os aristocratas, com que Henry convive, veem os Estados Unidos e as mulheres americanas? E o que provoca a comparação delas com as inglesas?
A comparação surge a partir do casamento de Dartmoor, nobre inglês, com uma americana. Os aristocratas têm opiniões desagradáveis em relação aos Estados Unidos, descrito como um lugar de bárbaros sem categoria, e as mulheres americanas, tratadas como 4 vulgares, segundo conversas em um jantar na casa d
4. Tanto Henry como Dorian manifestam opiniões desfavoráveis sobre as mulheres. De modo geral, o que pensam delas?
Que as mulheres são desinteressantes. Henry a certa altura nega que uma mulher possa ser genial. Dorian Gray, mesmo apaixonado pela atriz Sybil Vane, diz que as mulheres são convencionais. Ele também despreza a mulher de Henry ao conhecê-la. Ao longo do livro, praticamente todas as opiniões dos