Eletroterapia
Beneficios – Indicações – e Contra Indicações
Grupo Fisiolocos
Eletroterapia
ELETROTERAPIA
TENS-FES / ULTRA-SOM / ONDAS CURTAS/INFRA
VERMELHO/ CORRENTE RUSSA/FORNO DE BIER
•
A eletroterapia em suas diversas modalidades é largamente utilizada pelos fisioterapeutas no tratamento de vários distúrbios.
Nos últimos anos houve grande evolução no conhecimento dos efeitos fisiológicos de correntes da aplicação dos agentes eletrofísicos nos tecidos.
•
Dentre os diversos aparelhos utilizados na eletroterapia, abordaremos neste trabalho o TENS, Ultra-som e o Ondas Curtas.
O TENS atua através de mecanismos pelos quais pode inibir a dor.
O Ultra-som de seus efeitos térmicos e mecânicos age principalmente no processo de cicatrização e reparo das lesões. Já o Ondas Curtas tem como um importantes efeito o aquecimento do tecido ocasionando diversas alterações que atuam acelerando o processo de cura.
TENS
A função básica do TENS é a analgesia
A teoria das comportas é uma outra forma de explicar a neurofisiologia de TENS. Os impulsos da
TENS são transmitidos através de fibras de grosso calibre , do tipo A, que são de rápida velocidade, já os estímulos da dor são transmitidos através da fibras de calibre menor, do tipo C, que são lentas.
Desta forma os estímulos da TENS chegam primeiro ao corno posterior da medula, e despolarizam a substância gelatinosa de Holando, impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo.
Sendo assim, as comportas ou portões da dor são fechados, daí o nome: Teoria das Comportas ou
Porta da dor.
A corrente do TENS é modulada para estimular as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e são interpretadas pelo tálamo como dor.
INDICAÇÕES
- Artrose
- Fibromialgia
- Analgesia da dor
CONTRA - INDICAÇÕES
• TENS é uma modalidade extremamente segura/em geral as contra - indicacoes baseiam-se no bom senso comum, e são citadas pelos fabricantes como