eletroterapia
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado é sobre a eletroterapia e tem como objetivo esclarecer o uso da eletroterapia no tratamento de vários distúrbios. A eletroterapia consiste na aplicação da eletricidade com finalidade terapêutica e consiste na aplicação de energia ao organismo, com objetivos de produzir relações biológicas e fisiológicas. Nesses últimos anos houve uma enorme evolução nos conhecimentos dos efeitos fisiológicos de correntes a aplicação da eletroterapia nos tecidos.
Dentre os diversos aparelhos utilizados na eletroterapia, abordaremos nesse trabalho o conceito histórico da eletroterapia e seus recursos Ultrassom, Tens
Ondas curtas e o Laser.
Esperamos com esse trabalho esclarecer tudo a respeito da eletroterapia suas aplicações e benefícios. O termo eletroterapia também tem sido muito utilizado para uma gama de tratamento e aparelho.
5
ELETROTERAPIA
A eletroterapia é umas das habilitações fundamentais do Fisioterapeuta, a qual se baseia na ação fisiológica de agentes elétricos, eletromagnéticos e eletro físico sobre o tecido biológico.
A eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas dentro da área terapêutica. Os aparelhos utilizados na eletroterapia utiliza uma corrente de energia muito baixa. Os equipamentos oferecem diferentes tipos de correntes de energia, onde o aparelho emite energia eletromagnética, e depois desse processo é conduzido através de cabos condutores até os eletrodos.
Os tratamentos ou avaliação usando uma da várias modalidades, incluindo estímulos elétricos, ultrassom, métodos de aquecimento e resfriamento, diatermias por ondas curtas e radiação eletromagnética como infravermelho e terapias de luz incluindo laser e ultravioleta.
6
HISTÓRIA DA ELETROTERAPIA
A origem da eletroterapia vem da época em que os homens viviam em cavernas e que um homem com fortes dores crônicas no calcanhar, ao banhar-se em um rio, encostou acidentalmente seu pé em uma enguia elétrica e obteve uma