Formação Humanística
A princípio precisamos entender o papel do humanismo bem como seu conceito na formação do profissional.
Humanismo de acordo com Paviane e Dal Ri Jr (2000, apud BUSS e REINERT, 2008) tem por objetivo o desenvolvimento das qualidades do homem o que inclui a dignidade e valores e que um deve respeitar o outro.
O Humanismo engloba a filosofia as artes, bem como as línguas antigas, e estuda o comportamento do homem e toda sua complexidade individual e coletiva. Valores humanistas se relacionam com interatividade, criatividade, capacidade de opinar, assim é correto afirmar que um bom profissional precisa além do conhecimento técnico ter conhecimento humanista o que vai permitir conhecê-lo como homem e exercer valores sociais, culturais e não apenas econômico. As ciências humanas têm um papel importante, o de capacitar o homem para ser um bom profissional e um bom homem social.
A questão é: a universidade contemporânea reflete esse conceito formando técnico e homem?
De acordo com Ortega e Gasset (2000, apud BUSS e REINERT,2008) a universidade é apenas instituição que ensina o estudante a ser homem culto e bom profissional, porém isso significa limitar-se em conhecimento amplo e diversificado. Atualmente, as universidades se resumem em locais de cursos de vários níveis. A preocupação primária desta é preparar o estudante em uma determinada atividade restringindo sua capacidade de ampliar seu conhecimento como profissional humanístico, isso pode resultar em problemas sociais e pessoais. Outro problema das universidades atuais são as várias disciplinas que podem sufocar a interação, a criatividade, a comunicação dos envolvidos. De acordo com Santomé (1998,apud BUSS e REINERT, 2008), um dos grandes obstáculos da multidisciplinaridade está na falta de conhecimento amplo e cooperativo.
A especialização e a super especialização também contam negativamente para um bom