Dopagem
Curso Profissional Técnico de Comércio
Dopagem e os seus riscos
José Pinto
Maria Inácio
Paulo Pinto
Saúl Martins
Ética Desportiva
A ética desportiva visa estabelecer diretrizes que rejam o comportamento dos desportistas, de modo a que seja possível competir respeitando o adversário, reconhecendo o seu valor e competência.
A ética associada ao desporto adquire um novo termo para espírito desportivo –
Fair Play. Este conceito abrange não só o respeito das regras, mas também o respeito pelo outro, a amizade, a tolerância e aceitação.
Falha de ética desportiva
A utilização de substâncias proibidas no desporto, como por exemplo doping, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta, humano ou animal.
Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, provendolhes vantagens competitivas desleais, pois desiguais, em relação aos demais que delas não se utilizam.
Falha de ética desportiva
Ter espírito desportivo é respeitar o árbitro, a sua presença. O árbitro tem um papel difícil a desempenhar. Ele merece inteiramente o respeito de todos, aceitar todas as decisões do árbitro sem pôr em causa a sua integridade.
Não
cumprir com essas decisões tomadas ou faltar ao respeito é considerado uma falha de ética desportiva.
Interesses sociais
Com a evolução da tecnologia dos meios de comunicação levou os espectadores até aos recintos passando a reunir a atenção de milhares de espectadores e dos meios de comunicação social e produzir um enorme fenómeno comercial.
O processo de socialização do Homem passa pelo Desporto e pela Educação
Física, verificando-se que as actividades desportivas estão relacionadas com o desenvolvimento social, pois a prática do desporto é um grande fenómeno de ligação
Interesses económicos
Actualmente no desporto há uma sociedade que funciona à base de uma competição que leva à selecção dos melhores, sendo uma competição aberta, na qual