Donovanose
A Donovanose é de difícil isolamento em meios de cultura. Dessa forma, firma-se o diagnóstico através obtenção de material da úlcera e visualização dos corpúsculos de Donovan, que correspondem às bactérias no interior dos macrófagos.
Deve-se fazer o diagnóstico diferencial com outras causas de úlceras genitais.
Tratamento
Sistêmico, através de antibióticos. Tratamento local, eventualmente cirúrgico. Se houver tratamento inadequado da doença, num prazo mais longo, pode haver ascensão da infecção que pode chegar à bexiga ou até aos rins. Podendo também haver passagem do germe para a vagina, causando vaginites e infecções genitais altas (útero, trompas e ovário).
Prevenção
Camisinha. Higienização após o coito.
Perguntas:
1- Como pode ser transmitida a DST Donovanose?
2- Como é conhecida a bactéria no interior dos macrófagos?
3- Como é conhecida a bactéria causadora da doença?
Grupo: Lara Carolina
Maria Eduarda Silva
Professora: Myrian Loures
Turma: 2 º Ano F
Escola Estadual Drº Olavo Tostes
Rua Doutor Marcus Tarcísio
Barra-Muriaé-MG
Granuloma Inguinal
Previna-se. Use camisinha
Conceito
Também chamada Donovanose ou granuloma inguinal, é a DST causada pela bactéria Donovania granulomatis. Ao contrário das demais DSTs, a donovanose é uma doença bem rara atualmente e que predomina em pessoas de raça negra.
Caracteriza-se pela presença de úlceras genitais. Tais lesões localizam-se na região genital, perianal e inguinal, podendo, eventualmente, ocorrer em outras regiões do organismo, inclusive órgãos internos.
Curiosidade...
A primeira descrição da doença data de 1882 em Madra, Índia. Em 1905, o médico irlandês Charles Donovan descreveu a presença de microrganismos intracelulares no material de úlceras, sendo a doença denominada donovanose em homenagem a ele.
“Uma vez levantada a suspeita ou constatada qualquer doença sexualmente transmissível, o médico deve ser consultado