Estatística Aplicada
Curso de Ciências Contábeis
Estatística Aplicada
Prof.: Altair
4º Semestre - 2 º Ano
BIRIGUI - SP
2012
INTRODUÇÃO
DEFINIÇÕES IMPORTANTES
A palavra estatística, derivada do latim “status”, possui dois significados diferentes. Utilizando no plural, o termo estatísticas significa conjunto coerente de dados numéricos, relativos a um grupo de pessoas, objetos, etc. Se fala então das estatísticas da produção industrial ou agrícola (quantidades produzidas, preço de venda, etc.); estatísticas demográficas (natalidade, mortalidade); estatísticas de acidentes de trânsito; estatísticas de frequência de alunos a instituições de ensino, etc., etc. Por outro lado, o termo “Estatística” designa um conjunto de métodos que permitem reunir ou resumir e analisar os dados numéricos anteriormente mencionados.
Estatística - Parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados e para utilização dos mesmos na tomada de decisões.
Coleta Descritivo Organização Descrição de dados
Indutivo ou Inferencial Análise Interpretação
Coleta de dados Direta Automática
Contínua
Periódica
Ocasional
Indireta Analogia Estimativa
Proporcional
Crítica dos dados Interna controlar falhas Externa
Manual
Apuração dos dados Eletromecânica
Eletrônica
Tabelas
Exposição ou apresentação dos dados Gráficos
Análise dos resultados Tirar conclusões
Fazer previsões, etc.
Aplicação
A estatística e seus cálculos podem ser utilizados em empresas particulares, para conhecer o mercado, a viabilidade de determinados empreendimentos, em pesquisas governamentais variadas, como censos demográficos, variação de preços, etc. pontos importantes:
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1589 em um trabalho do