História do futsal no Brasil
A Liga Futsal foi criada em 1996 com o objetivo de incrementar e envolver os principais clubes brasileiros, que já tinham um calendário de competições, mas necessitavam de uma estrutura mais profissional para alavancar a modalidade no País. A inspiração veio do modelo do basquete norte-americano, hoje um evento de sucesso reconhecido no mundo todo pela organização, estrutura e qualidade técnica dos participantes. Com essa filosofia de sempre levar o melhor espetáculo ao público, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) deu início no dia 27 de abril de 1996 à Liga Futsal, em parceria com as principais empresas de material esportivo do mundo, patrocinadores de renome nacional, clubes tradicionais e a televisão. O campeonato já reuniu e reúne craques do quilate de Falcão, Manoel Tobias, Lenísio, Índio, Pablo, Schumacher, Fininho e outros astros da seleção brasileira. Profissionais conhecidos da área de administração, técnica, física e médica do futsal também estão envolvidos no evento, considerado o mais importante da modalidade na América do Sul. Em 2011, a Liga Futsal contou com a participação de 23 equipes de sete estados, mais o Distrito Federal (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Paraná). O número de participantes foi recorde, transformando o campeonato, na maior Liga do mundo.
Historia do Futsal em Santa Catarina
O inicio A prática do futebol de salão no estado teve início em 1956 na cidade de Florianópolis, mais especificamente na Polícia Militar do Estado, enquanto outro grupo pioneiro surgia na firma Eletro Técnica liderados pelos irmãos Leonel Timóteo Pereira (Nelito) e Juvenal Nelinho Pereira que possuíam uma quadra iluminada. 0 grupo foi dissolvido com o falecimento de Aderbal Silva por eletro choque.
Na cidade de Joinville, o futsal ganhava adeptos através da equipe do Curriola Independente e do América, liderados pelo ex-jogador de