DONATO BRAMANTE
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: TEORIAS, ARTE E ARQUITETURA
PROFESSORA: HERMINIA MARIA LIMA DA SILVA
ARUITETO DO ALTO RENASCIMENTO
DONATO BRAMANTE
LUCAS ESTEVES ROMCY – 0720652
MAIO/2015
Fortaleza, CE.
LUCAS ESTEVES rOMCY – 0720652
ARQUITETO DO ALTO RENASCIMENTO
DONATO BRAMANTE
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Teorias da Arte e da Arquitetura à professora Herminia Maria Lima da Silva.
MAIO/ 2015
FORTALEZA, CE.
DONATO BRAMANTE
1. INTRODUÇÃO
O que se entende por Alto Renascimento, consiste num curto período de tempo (c. 1495-1520) em que um grupo de quatro génios – Bramante, Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo - aprofundou as conquistas artísticas dos seus predecessores e elevou o Renascimento à sua máxima expressão.
2. O AUTOR E SUA ÉPOCA
Donato di Pascuccio d'Antonio, chamado Bramante, nasceu em Monte Asdruald perto de Urbino em 1444 e morreu em Roma em 1514. Poucas informações têm-se sobre sua formação e os primeiros 30 anos de sua vida. O pai de Bramante tinha decidido que seu filho deveria ser um pintor e muito novo Bramante iniciou a sua aprendizagem de pintor em Urbino, que na época fervilhava de atividade artística permitindo-lhe o contato com o trabalho de alguns dos maiores pintores e arquitetos renascentistas que aí exerciam a sua atividade. Destes destacam-se o pintor Piero della Francesca e Leon Battista Alberti, o grande teórico do renascimento italiano, que foram a principal influência na primeira fase da sua carreira. O primeiro sinal de Bramante data de 1477, quando ele decorou a fachada do Palazzo del Podestàat Bergamo com um friso com afrescos de filósofos. Donato realizou o desejo do pai, mas deparou-se com uma nítida falta de sucesso, como registrado pelo biógrafo Vasari:
"Então ele se