Bramante
1°
Donato Bramante, nasceu em 1444, na região de Urbino – Itáilia, e morreu em 1514, em Roma.
Ele iniciou sua aprendizagem de pintor e arquiteto em Urbino, onde na época fervilhava a atividade artística.
2°
Isso fez com que ele entrasse em contato com os trabalhos de alguns dos maiores pintores e arquitetos renascentistas.
Os pintores foram Piero della Francesca e Leon Battista Alberti, onde foram a principal influencia da primeira fase da sua carreira.
3°
Em 1475, ele foi para Milão onde executou o afresco “Homens de Armas”, na Casa Panigarola (1480-85)
Bramante, poderia ter se tornado um dos grandes mestres desta arte, se ele não tivesse preferido a arquitetura.
Na região da Lombardia, produziu diversas obras importantes, como: Igreja de Santa Maria Delle Grazie (em 1466) e a Igreja de Santa Maria Presso San Satiro (em 1497), ambas em Milão.
4°
Geralmente, suas obras revelam um espírito inquieto e inovador, de inspiração humanista e diligente, na pesquisa de uma perfeição ideal, como sintetizou no Templo de São Pedro.
5°
O Templo de São Pedro, possui uma extrema simplicidade estrutural, o rigor e a perfeição onde obteve na utilização das ordens arquitetônicas e o harmonioso sistema de proporções do conjunto, levaram os homens do seu tempo a considerar a mais perfeita recriação da arquitetura clássica.
O Pequeno Templo foi construído por Donato Bramante, a pedido do Papa Júlio II, em 1502 e finalizado em 1510. É todo feito em pedra, tem dimensões muito reduzidas e localiza-se na Cidade do Vaticano.
O Pequeno Templo recorda o local de martírio de S. Pedro e resume, na sua modesta escala, a procura de harmonia e da ordem clássica da última parte do Renascimento.
Onde o tambor central, ou cela, está encimado por uma cúpula simples com um anel exterior de colunas, conhecido por perístilo. O tambor fica dentro de dezesseis colunas dóricas, proporcionadas de acordo com os precedentes clássicos. O edifício