Projeto de pesquisa me história
DELIMITAÇÃO:
O tema escolhido para o desenvolvimento do projeto foi a Abolição da Escravidão no Rio de Janeiro e a conseqüência da favelização. O tempo a ser tratado é a segunda metade do século XIX e o espaço em questão é a cidade do Rio de Janeiro.
BALANÇO DA LITERATURA:
A análise dos textos (fontes) consultados foi de suma importância para a elaboração do projeto de pesquisa apresentado. Os autores lidos são de fácil interpretação, se fazem entender claramente.
Hebe Mattos, no texto “O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil”, nos mostra que é através do ensino de história que podemos, ou melhor que temos uma chance muito grande de minimizar o preconceito racial no Brasil. Esta informação veio só a acrescentar o presente projeto, pois esta idéia nos leva a crer que somente o ensino de história, contextualizado, mostrando-se os dois lados da moeda, nesta caso, da escravidão, e aqui, particularmente a abolição dela no Rio de Janeiro. Já os artigos pesquisados na internet, acresceu este projeto, informações, não antes pensadas, e creio que por muita gente. Informações do tipo: os negros também lutaram em favor de sua liberdade, eles não se encontraram inertes todo esta tempo, somente não tiveram êxito em suas formas de reivindicar, de lutar. Esta é somente um exemplo de muitos em que se deve parar e refletir.
Na coleção “Saga: A grande história do Brasil”, especificamente no n° 56 “A luta pela abolição da escravatura”, diz-se que, na segunda metade do século XIX, Campos Sales pensava que “...a extinção da escravidão era um fato inevitável; assim, os fazendeiros deveriam concentrar seus esforços no sentido de evitar uma possível desorganização da agricultura, objetivo que seria conquistado por meio de uma abolição gradual...”, quer dizer, pensava-se, naquela época que, já que a abolição da escravidão iria ocorrer de qualquer forma, o melhor jeito era começar desde já, sendo que de