Terceiro Setor e o Espaço Público
Atualmente as sociedades encontram-se em um período de experimentos e novas mudanças desde o campo político, econômico e cultural, mas também no social.
Os fatores determinantes do surgimento de um novo espaço público e de uma nova postura da mídia, quanto da sociedade no sentido de aprimorar a democracia e a cidadania, estão os meios de comunicação de massa.
A favor de ganhar auto-reconhecimento, emancipação de grupos minoritários e a busca de uma visibilidade ampla, o uso da comunicação no terceiro setor se destaca cada vez mais.
Os meios de comunicação pela sociedade nem sempre se apresentaram de forma harmoniosa, portanto ambos tentam se completar. A procura de alternativas que recuperem sua função social e revele seu comprometimento, os meios de comunicação lutam para superar as amarras ao sistema político- econômico vigente no Brasil. Por outro lado a sociedade busca desses meios e das novas tecnologias para ganhar visibilidade e institucionalizar suas ações através da nova arena pública, a tela.
O poder da mídia continua forte e seu envolvimento com o processo de globalização da economia e mundialização da cultura, mostra sua posição na sociedade. As redes do terceiro setor e as redes de comunicação ganham espaço e lugar privilegiado na manifestação da opinião pública.Essas novas relações têm criado novos espaços públicos e a necessidade de interação entre as duas redes aumentou.É importante compreender esses novos cenários.
A expressão Terceiro Setor é utilizada para indicar um conjunto de ações que se expressam por meio de grupos organizados com interesses diferentes. São iniciativas privadas sem fins lucrativos. Este setor oferece serviços públicos baseando-se em iniciativas privadas, o que rompe com a oposição entre público e privado.
O Terceiro Setor constitui no Brasil um campo de ação social e uma forma de ampliação da esfera pública. As ONGs são as principais responsáveis pela denominação desse novo espaço.