Serviço social e o terceiro setor
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERËNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O terceiro setor se caracteriza como organização da sociedade civil no enfrentamento das expressões da questão social que o Estado principal responsável não consegue cumprir.
Entende-se por terceiro setor aquele que faz parte da sociedade civil e não faz parte nem do mercado e nem do Estado, no entanto é de interesse do Estado para enfrentamento da questão social.
O terceiro setor emerge no Brasil na década de 1990, quando o Estado passa a responsabilidade para este setor, alegando uma sobrecarga nas suas funções econômicas, politicas e sociais. Assim o terceiro setor emerge como uma modalidade capaz de dar respostas às expressões da questão social.
O terceiro setor se caracteriza por organizações não governamentais de caráter publico não lucrativas. Desenvolve o trabalho utilizando recursos privados para fins públicos. As ações são voltadas para a melhoria de vida, defesa de direitos e luta pela democracia. O Estado reconhece que o terceiro setor ao longo do tempo acumulou recursos, experiências e conhecimentos importantes para o enfrentamento da questão social qualificando-os como interlocutores e parceiros das politicas publicas.
Na atualidade o terceiro setor tem buscado profissionalizar os serviços prestados para o enfrentamento das complexidades que aparecem na sociedade. O assistente social é um dos profissionais requisitados para compor equipes multidisciplinares dentro do terceiro setor, sendo