Serviço Social e Terceiro Setor
I. TEMA: Serviço Social e Terceiro Setor na cidade de Manaus.
II. Delimitação do Tema: A importância do Assistente Social na Organização não governamental (ONG) Casa de Apoio “Nossa Casa”, na Cidade de Manaus.
Palavras-Chave: Serviço Social, Terceiro Setor, Prática Profissional.
III. OBJETIVOS:
Geral:
Desvelar a contribuição do Assistente Social na Organização não governamental (ONG) Casa de Apoio “Nossa Casa”, na Cidade de Manaus.
ESPECÍFICOS:
1) Identificar os serviços oferecidos pela Casa de Apoio “Nossa Casa” na Cidade de Manaus;
2) Analisar como o Assistente Social contribui em relação à viabilização das políticas públicas e informações, visando à melhoria da qualidade de vida do usuário;
3) Deslindar a evolução do usuário quanto ao tratamento, o abandono familiar e social, sobre o acompanhamento do Assistente Social e dos demais profissionais.
IV. PROBLEMATIZAÇÃO
O Terceiro Setor vem ganhando espaço no mundo de uma maneira diferenciada junto à sociedade civil e as políticas públicas, assumindo o lugar nas deficiências do Estado, o qual cabe promover a efetiva implantação dos direitos sociais, abrindo-se um espaço para que venha surgir as ONGs e Entidades Filantrópicas.
As Organizações Não Governamentais (Ongs) vieram ter maior visibilidade nas décadas de 60 e 70, apoiadas por diferentes agências de cooperação internacional, sendo que a maioria destas ONGs atua nas áreas de educação, saúde, habitação que se instalam nos países de terceiro mundo, onde a população é pobre e o Estado não tem como diretriz básica atender as necessidades destas pessoas. Entretanto, as Ongs são instituições privadas e sem fins lucrativos. (Montaño, 2007)
Em face da realidade que nos cerca Montaño (2007, p.133) afirma que as ONGs são organizações privadas em defesa do interesse público, particularmente dos interesses de ampla parcela dos setores sociais privados de seus direitos. Englobam instituições voltadas para projetos de