Historia Miguel Angelo
Breve biografia de Miguel Ângelo,
Miguel Ângelo (Caprese, 6 de Março de 1475 - Roma, 18 de Fevereiro de 1564). Foi um pintor, poeta, arquitecto e um renascentista Italiano. Nascido Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, começou a sua carreira de artista sendo aprendiz de arte de um dos grandes mestres o dele de nome Domenico Ghirlandaio que após ter observado o talento tratou de encaminha-lo de forma imediata para a cidade de Florença para na altura ter o resto da sua formação com o também célebre Lorenzo de Médici (na sua escola) onde crê-se que tenha ficado entre os anos de 1490 e 1492, no total: dois anos.
Em Florença Miguel Ângelo terá recebido influências artísticas e vários pintores, escultores e intelectuais de então, já que a cidade era um grande centro de produção cultural. Após a morte de Lorenzo, Miguel mudou-se para a cidade de Bolonha e nela permaneceu durante quatro anos já que no ano de 1946 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio admirado com a escultura em Mármore Cupido que havia comprado do jovem artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco.
A vida de Miguel de forma cronológica:
No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas.
Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X. Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.
Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquitecto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Algumas das obras arquitectónicas de Miguel Ângelo
Donato Bramate
Breve biografia de Miguel