Domicilio Civil
a) Onde será(ão) considerado(s) o(s) domicílio(s) de André? Justifique sua resposta com fundamento no Novo Código Civil. André pela idade é considerado incapaz, conforme o Artrigo 76 e P.Ú, do CC, por isso têm domicilio especial que é o do seu representante.
b) Qual(is) a(s) espécie(s) de domicílio(s) se apresenta(m) no caso em tela?
Domicilio necessário.
Término da existência da Pessoa Natural. Ausência
Após um dia normal de trabalho em seu escritório, JOÃO DE DEUS HONÓRIO DOS SANTOS, advogado bem sucedido no ramo do direito empresarial, 40 anos, chega em casa avisando a mulher e aos filhos que estava muito feliz, pois sua escola de samba ganhou o campeonato depois de 16 anos de espera e que ia à padaria comprar umas cervejas para comemorarem juntos. João saiu e nunca mais voltou, já faz nove anos, oito meses e quinze longos dias. Sendo certo que não deixou representante ou procurador.
Pergunta-se:
a) O caso de João se trata de ausência ou morte presumida?
Ausência, pois morte presumida, só é dada passado o período de 10 anos.
b) Após todo esse tempo desaparecido, é correto afirmar que a propriedade dos bens de João poderá ser definitivamente entregue aos seus herdeiros?
Não. Como já relatado não houve a decretação de morte presumida.
c) E se João Batista aparecer nove anos e onze meses depois alegando que fora abduzido por alienígenas, terá direito a ter seus bens de volta?
Sim. Pois João Batista estar vivo e de