Dom Quixote walcyr carrasco
Fazer uma alimentação vegana não se resume a eliminar a carne, o peixe, os lacticínios, os ovos e outros produtos de origem animal. É preciso introduzir outros alimentos que tomem o lugar dos eliminados para não ficarmos com uma dieta nutricionalmente pobre — sobretudo se a nossa dieta já não era muito variada anteriormente.
Como vegano, podes descobrir todo um novo mundo de ingredientes e sabores. Contudo, não tens de mudar a tua alimentação radicalmente de um dia para o outro. Podes perfeitamente continuar a fazer os pratos que já fazias trocando os produtos de origem animal por produtos de origem vegetal e continuar a basear a tua alimentação em alimentos tradicionais como o feijão, o grão-de-bico, os tremoços, as lentilhas, o arroz e os legumes.
Receitas veganas:
A maior parte dos veganos depressa começa a desfrutar de cozinhar a sua própria comida. Se não sabes cozinhar, não se estresse: como diz o provérbio, “a necessidade aguça o engenho”. A oferta em termos de restaurantes ou comida pré-cozinhada para veganos é muito reduzida e a nossa melhor opção é mesmo fazermos a nossa própria comida. Além de que, assim, podemos fazer exatamente a quilo de que gostamos e ter uma alimentação muito mais saudável.
Ao preparar refeições, podes perfeitamente utilizar as tuas antigas receitas dos tempos de omnívoro, trocando os produtos de origem animal por alimentos vegetais — não tens de começar do zero! Por exemplo, é muito simples e fácil substituir a proteína animal nos mais variados pratos. Alimentos muito econômicos e saudáveis são as leguminosas, como o feijão, o grão-de-bico e as lentilhas.
Para te ajudar nas tuas aventuras culinárias, não há falta de receitas veganas na Internet. Eis algumas recomendações.
Nutrição vegana:
Uma dieta vegana é completamente adequada às necessidades humanas e apresenta diversas vantagens relativamente a uma alimentação omnívora. Contudo, é essencial que estejamos bem informados e façamos um planejamento