Dom pedro
Primeiro imperador do Brasil, Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon nasceu no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa, no dia 12 de outubro de 1798. Filho de Dª. Carlota Joaquina e de Dom João VI, e se torna príncipe herdeiro com a morte do irmão mais velho Antônio, em 1801.
Chega ao Brasil em 1808 com a família real, era ainda menino, quando a família imperial portuguesa fugia da invasão de Napoleão Bonaparte. Ele gostava de música, de poesia e de escrever artigos para jornais, usando pseudônimos. Tinha um gosto inato pelas armas e montaria. Dom Pedro fica no país como príncipe regente quando Dom João VI retorna a Portugal, em 1821, e, no ano seguinte, proclama a Independência do país em São Paulo. Depois da criação da independência do país, foi criado o Batalhão da Guarda do Imperador, que existe até hoje, como uma divisão do Exército, com sede no bairro de São Cristóvão.
Ele é coroado imperador do Brasil e outorga a primeira Constituição, em 1824. Por governar de forma autoritária, perde popularidade.
Casou-se aos 19 anos, com Dª. Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo. Tiveram 8 filhos, mas somente Dª. Maria da Glória (que veio a ser mais tarde, Rainha de Portugal, conhecida como Dª. Maria II), Dª. Januária, Dª. Francisca Carolina e D. Pedro (Pedro II, Imperador do Brasil, após a abdicação de D. Pedro I), chegaram à vida adulta.
Pedro, viúvo de D. Leopoldina, casa-se novamente em 1829 com Dª. Amélia de Leuchtemberg, com quem tem uma filha Dª. Maria Amélia.
Diante do desgaste político, em abril de 1831 resolve abdicar em favor do filho Dom Pedro II. Volta a Portugal, onde restitui sua filha ao trono, tomado por seu irmão Dom Miguel.
Durante a luta, contrai tuberculose. Assume a Coroa portuguesa como Dom Pedro IV e logo depois chega a falecer em