Primeiros socorros
O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras.
SISTEMA MUSCULAR
INTRODUÇÃO
1. A capacidade de reagir em respostas a uma modificação do meio ambiente constitui uma das propriedades fundamentais do protoplasma animal. Exemplo: Ameba (unicelular) 2. Nos seres multicelulares, as células diferenciam-se para realizar funções específicas: - respiração - absorção 3. As chamadas células musculares especializaram-se para a contração e o relaxamento. 4. Elas agrupam-se em feixes para formar massas macroscópicas denominadas MÚSCULOS. 5. Miologia estuda os músculos.
SISTEMA MUSCULAR
6. Dentro do aparelho locomotor: - ossos - junturas - músculos 7. Os ossos são elementos passivos do movimento - alavancas biológicas Os músculos são elementos ativos do movimento - assegura a dinâmica - a estática do corpo humano - mantém unidas as peças ósseas determinando a posição e postura do esqueleto
SISTEMA MUSCULAR
TIPOS DE MÚSCULOS
1. MÚSCULO LISO: - músculo involuntário, localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
SISTEMA MUSCULAR
Músculo liso
SISTEMA MUSCULAR
2. MÚSCULO CARDÍACO: - este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo. - as fibras da musculatura cardíaca formam um sincício funcional, de forma que todas despolarizam ao mesmo tempo.
SISTEMA MUSCULAR
Músculo cardíaco
SISTEMA MUSCULAR
MUSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO - é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e