Gestão da cadeia de suprimento
Unidade JK Valparaíso de Goiás
MBA em Logística
Gestão da Cadeia de Suprimento
Cristianny Alves de Almeida
Nome do DA
Nome do Aluno
Número do RA ou ID
Índice
Desenvolvimento
1. INTRODUÇÃO
Um dos segmentos da cadeia de suprimentos que mais tem se expandido nos últimos anos é a distribuição física. Ela envolve: atacadistas, centros de distribuição, varejistas, empresas de serviços (transporte, tecnologia de informação etc.) e o cliente final. O caso que segue simula uma realidade cada vez mais comum na cadeia de distribuição física que é o crescente aumento das exigências por entregas mais rápidas, mais freqüentes e com a melhor relação custo-benefício possível. Ao final, será apresentado um desafio de por em prática os conceitos discutidos no primeiro capítulo desta unidade.
2. APRESENTAÇÃO DO CASO
Gilmar Lopes, presidente da Segovia Products, está lendo os últimos resultados financeiros reportados no informativo da empresa. Sempre que os lê, ele se lembra dos primeiros dias da empresa e a batalha para fazer com que os varejistas comprassem sua nova linha de peças para banheiro, espelhos e luminárias. Atualmente, a empresa está se esforçando para produzir uma quantidade suficiente para atender à demanda do varejo.
A Segovia Products fabrica uma variedade de acessórios para banheiro, incluindo espelhos, luminárias e prateleiras. Os produtos são feitos de plástico moldado resistente e fornecidos em uma grande variedade de desenhos e cores. A construção em plástico permite à Segovia produzir acessórios de banheiro de alta qualidade a um preço razoável.
Em meados da década de 80, Gilmar focalizou a atenção da empresa nas grandes cadeias de lojas: C&C, Leroy Merlin, Wal-Mart e assim por diante. Atualmente, mais de 80 % (oitenta por cento das