Dom pedro
Antes do novo regime monárquico, o período regencial foi caracterizado por uma política conservadora e autoritária que fomentou diversas revoltas no Brasil. As disputas políticas do período e o desfavor promovido em torno do autoritarismo vigente permitiram que a manobra em favor de Dom Pedro de Alcântara tivesse sustentabilidade política. Nos quarenta e nove anos subsequentes o Brasil esteve na mão de seu último e mais longevo monarca.
Para contornar as rixas políticas, Dom Pedro II contou com a criação de dispositivos capazes de agraciar os dois grupos políticos da época. Liberais e conservadores, tendo origem em uma mesma classe socioeconômica, barganharam a partilha de um poder repleto de mecanismos onde a figura do imperador aparecia como um “intermediário imparcial” às disputas políticas. Ao mesmo tempo em que se distribuíam ministérios, o rei era blindado pelos amplos direitos do irrevogável Poder Moderador.
3 . Transportes e comunicações
* No período colonial, os transportes entre os núcleos urbanos apresentavam muitas dificuldades: a barreira da Serra do Mar, a extensão da costa, a vastidão do interior, inexistência de rios caudalosos correndo do interior para o litoral, existência de poucos núcleos de importância no interior. * Ferrovias: surgiram durante o Segundo Reinado, financiadas com capitais ingleses. * A primeira ferrovia, do litoral à raiz da Serra de Petrópolis, foi seguida de outras: na Bahia, Pernambuco, São Paulo e Paraná. * Rodovias: a União e Indústria, do Rio de Janeiro a Juiz de Fora, foi a