Leitura e produção de texto
FACULDADE EVANGÉLICA DE BRASÍLIA
TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas, João bosco medeiros.
TEACHER: ALESSANDRO sTUDENT: CLARY SIQUEIRA – LETRAS 6° SEMESTRE
Brasília
2010
1 – Quais são as três qualidades essenciais para a existência de um texto?
R – Unidade, coerência e coesão.
2 – Defina contexto, suas dimensões e tipos.
R – contexto são informações que acompanham o texto, cuja compreensão depende dessas informações. Assim, não basta a leitura do texto, é preciso retomar os elementos do contexto, em que ele foi produzido. O contexto deve ser visto em suas duas dimensões: estrutura de superfície e estrutura de profundidade. A estrutura de superfície considera os elementos do enunciado, enquanto a estrutura de profundidade considera a semântica das relações sintáticas. Num caso, o leitor busca o primeiro sentido produzido pelas orações; no outro, vasculha a visão de mundo que informa o texto. O contexto pode ser imediato ou situacional. O imediato relaciona-se com os elementos que seguem ou precedem o texto imediatamente. São os chamados referentes textuais. O contexto situacional é formado por elementos exteriores ao texto. Esse contexto acrescenta informações, quer históricas, quer geográficas, quer sociológicas, quer literárias, para maior eficácia da leitura que se imprime ao texto. O texto é então enriquecido, ás vezes reinventado, recriado.
3 – Defina intertexto e seus procedimentos intertextuais.
R – Um texto pode ser produto de relações com outros textos. Essa referência e retomada constante de textos anteriores recebe o nome de intertextualidade. Os procedimentos intertextuais mais comuns são: paráfrase, paródia e estilização.
Paráfrase: pode ser ideológica ou estrutural. No primeiro caso, o desvio é mínimo: varia a sintaxe, mas as idéias são as mesmas. Há apenas uma recriação das idéias. É uma simples