Dom Casmurro
Em forma de flashback, o personagem Bentinho narra sua história como forma de “atar as duas pontas de sua vida” e reconstruir o tempo perdido de sua existência. A obra Dom Casmurro retrata dois momentos distintos: a convivência com a amiga Capitu na adolescência e seu casamento, época marcada pelo ciúme de Bentinho diante da suspeita de traição de Capitu com seu melhor amigo, Ezequiel Escobar. Sofrendo com esta hipótese, Bentinho se torna cada vez mais isolado, daí a alcunha Casmurro.
Machado de Assis pertenceu a duas correntes literárias, o Romantismo e o Realismo, da qual faz parte Dom Casmurro. Entre as características machadianas estão a ironia e o ceticismo, o tom de conversa com o leitor, a reflexão metalinguística e a intertextualidade (no caso de Dom Casmurro, com a obraOtelo, de Shakespeare).
Gênero
Romance
Narrador
Contada na primeira pessoa do singular por Bentinho, já viúvo, a narrativa transparece uma ótica subjetiva e unilateral. Todas as informações são apresentadas ao leitor pelo ponto de vista do narrador, oferecendo apenas um lado da história. Como Capitu já está morta, não pode se defender das acusações de adultério, levando o leitor a assumir como verdadeira a versão de Bentinho. Mas é bom lembrar que a suposta traição nunca é confirmada, deixando o fato em aberto na obra de Machado. “O aluno pode achar que o tema central do livro é a traição de Capitu, mas na verdade é o ciúme de Bentinho”, avisa o professor de Literatura Brasileira Pablo Gomes. De acordo com ele, o vestibulando precisa estar atento a este detalhe para não cair em “pegadinha”.
Personagens principais
Machado de Assis costuma trabalhar com personagens que agem apenas por interesses pessoais.
Bento Santiago, o Bentinho: Narrador, protagonista e pseudoautor da obra. O título do livro reflete sua característica mais marcante: o isolamento decorrente de seu sofrimento pela suposta traição de Capitu. Mimado por toda a família, é