Estrutura de Mercado – A formação de um cartel
Introdução
Cartel é definido como um grupo de empresas agindo conforme um acordo, onde podem combinar o nível de produção e preços. O Trabalho a seguir analisará a formação de cartéis no Brasil e suas consequências para a economia brasileira, levando em conta o mercado e consumidores.
Principais características do cartel
As principais características de um cartel são:
• controle do nível de produção e condições de venda;
• fixação e controle de preços;
• controle das fontes de matéria prima;
• fixação da margem de lucro e divisão do mercado.
Importância do CADE
O CADE é a última instância, na esfera administrativa, responsável pela decisão final sobre a matéria concorrencial. Assim, após receber os pareceres das duas secretarias (Seae e SDE) o CADE tem a tarefa de julgar os processos. O órgão desempenha, a princípio, três papéis:
1. Preventivo
2. Repressivo
3. Educativo
Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos
Não há dúvidas de que a organização de empresas sob a forma de cartéis traz prejuízos expressivos para a sociedade, no que se refere tanto aos consumidores quanto ao próprio Estado. Em face disso, o poder público precisa encontrar mecanismos para inibir, desestimular e desmantelar essa prática. Sendo assim, um desses mecanismos pode ser a Teoria dos Jogos. Para melhor entender, é preciso destacar primeiro que a aplicação da Teoria dos Jogos pelos empresários para a constituição do cartel só se faz interessante economicamente se todos os envolvidos cooperarem com o acordo celebrado. Dessa forma, a lógica foi construída coletivamente, ou seja, para todos ganharem, os mesmos têm que necessariamente cooperar.
Isso faz com que cada jogador tenha em mãos a decisão individual de ganhar muito mais sozinho pela desobediência do acordo, já que poderá ser o único empresário a oferecer melhores condições de compra se todos os outros