Estrutura de Mercado – A Formação de Cartel
Módulo: 2
Atividade:
Título: Estrutura de Mercado – A Formação de Cartel
Aluno: José Jaime Benevides Neto
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 348
Introdução
O cartel é uma das estratégias mais utilizadas por empresários que são donos de empresas especializadas na produção de bens, cuja oferta é muito baixa e que são essenciais para a vivência das pessoas.
Consiste em um acordo explicito que promove a junção das estratégias entre os fornecedores de determinado produto ou serviço que ao invés de serem concorrentes, se tornam aliados fazendo acordos para combinar preço, mantendo um baixo custo, pois haverá uma diminuição da demanda, garantindo a maximização do lucro de suas empresas devido o hiper faturamento com a venda e, consequentemente, o prejuízo para os consumidores.
Essa atividade é considerada crime além da organização sofrer infração administrativa, pois causa diversos empecilhos para a economia, ferindo o mercado e os consumidores pelo aumento abusivo dos preços e restrição das ofertas. Só beneficia os fornecedores que se beneficiam com o faturamento. Normalmente ocorrem em mercados oligopolisticos, nos quais existe um pequeno numero de firmas.
Eles criam o poder do mercado, desperdício e ineficiência nos países cujos mercados deveriam, de outro modo, ser competitivos.
Até mesmo os cartéis internacionais podem ser punidos deste que se comprove que foram realizados em território nacional.
Setores com maior incidência de cartéis
Atualmente no cenário mercadológico brasileiro, é possível identificar setores que apresentam maior incidência de formação de cartéis.
Em 2001, a Secretaria do Direito Econômico (SDE) estabeleceu, no período de um ano, 200 processos por encontrar evidências desta infração econômica tão grave. Os setores envolvidos em tais acusações vão desde a produção de laranja ao setor de aviação. No entanto, um dos setores com maior incidência de denúncias é o de combustíveis, cerca