Dom Casmurro
DE
PESQUISA
Importação de mão de obra para o Brasil no século XXI
Guarulhos
2014
E.E.Genoefa D Aquino Pacitti
Importação de mão de obra para o Brasil no século XXI
FERNANDO MARCOS CHIRELLI – N° 19
Série: 3° T A
Guarulhos
2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa irá compor alguns componentes de importação da mão de obra no Brasil, discursões sobre a relevância em trazer estrangeiros para importação de serviços no Brasil, além de outra questão de um pais como o Brasil que esta na quinta ou na sexta posição da economia mundial tem os piores índices de educação.
2. DESENVOLVIMENTO
O crescimento econômico que o Brasil está vivenciando, trouxe à tona um antigo problema que já é muito comum em países desenvolvidos: a mão de obra qualificada é precária. Este entrave leva muitas empresas a enfrentarem dificuldades na expansão de seus negócios. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), somente 18% dos trabalhadores que buscam emprego no país têm algum tipo de qualificação, o que eleva para 7,5 milhões o número de trabalhadores sem qualquer qualificação ou experiência buscando trabalho no Brasil.
"Estes dados revelam uma verdadeira tragédia nacional, que é a desqualificação de uma parte considerável da força de trabalho. Isto não é ruim apenas para estes profissionais, mas também para as empresas, que enfrentam mercados cada vez mais competitivos, inclusive competindo com produtos importados, sem o suporte de uma mão-de-obra preparada para atuar com qualidade", assinala Ralph Arcanjo Chelotti, Presidente da ABRH-Nacional Associação Brasileira de Recursos Humanos.
Para Chelotti, a desqualificação dos trabalhadores no Brasil é o mais evidente reflexo de graves problemas estruturais nos modelos educacionais adotados no País, que não formam pessoas com qualidade e, muitas vezes,