Dom Casmurro
Joshua Lima
Thaís Soares
2° ano B
Dom Casmurro
Narrador
Eugenia Fraietta
Analise Literária
6/11/2013
Colégio Integrado Jaó
INDICE
Introdução.......................................3
Narrador......................................4
Bibliografia.......................................7
INTRODUÇÃO
O assunto que aqui aborda é sobre o narrador do livro Dom Casmurro, com o objetivo de mostrar a maneira com que ele narra o romance.
O trabalho está organizado de forma que o leitor possa ver como é a narração da obra de Machado de Assis, com algumas citações do livro para melhor entendimento do que foi dito.
Pudemos concluir o trabalho por meio da leitura do livro, e do que foi dito em sala pela professora.
Narrador
O narrador caracteriza-se como narrador-personagem intruso, pois o tempo todo ele interrompe a narrativa para fazer comentários e chamar a atenção do leitor.
“Abane a cabeça, leitor; faça todos os gestos de incredulidade. Chegue a deitar fora este livro, se o tédio já o não obrigou a isso antes; tudo é possível. Mas, se o não fez antes e só agora, fio que torne a pegar do livro e que o abra na mesma pagina, sem crer por isso na veracidade do autor. Todavia não há nada mais exato. Foi assim mesmo que Capitu falou, com tais palavras e maneiras. Falou do primeiro filho como se fosse a primeira boneca [...]”
Dom Casmurro é um romance escrito por um dos maiores escritores do Brasil, Machado de Assis, que escolhe o pseudônimo de “Dom Casmurro” para narrar o romance. A obra apresenta a autobiografia amorosa do narrador- personagem Bento Santiago, que logo no começo da narrativa trata de explicar o porquê do nome Dom Casmurro, segundo o narrador, este nome lhe foi atribuído por um rapaz que encontrando-se com ele, não conseguiu travar uma conversa amigável, pois, o mesmo estava de mal humor.
“Não consultes dicionários. Casmurro não esta aqui no sentido que eles lhe dão, mas no