doenças
Agente causador: Taenia solium.
A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium: platelminto que tem como hospedeiros intermediários os suínos. Indivíduos com teníase, por possuírem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos.
Transmissão: A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium platelminto que tem como hospedeiros intermediários os suínos. Indivíduos com teníase, por possuírem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos.
Prevenção: Não defecar ao ar livre; lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após usar o sanitário; não utilizar fezes humanas, nem esgoto como adubo; não irrigar horta com água de rio; lavar bem as frutas e verduras antes de ingeri-las; tomar água apenas se estiver tratada e acompanhamento médico dos portadores de cisticercose e teníase são as principais formas de evitar seu contágio e o de outras pessoas a curto e a longo prazo.
Nome: Ancilostomose
Agente causador: Necator americanus e Ancylostoma duodenale.
Sintomas: anemia (palidez), afecções pulmonares, fezes com rajadas de sangue e indisposição física.
Transmissão: Essa doença é transmitida através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele de um indivíduo em contato com ambientes propensos, principalmente o solo, contendo fezes contaminadas por ovos que eclodem e desenvolvem as larvas.
Prevenção: Utilização de calçados (sapato ou sandália), evitando o contato direto com o solo contaminado, fornecimento de infraestrutura básica para a população, proporcionando saneamento básico e condições adequadas de higienização.
Nome: Filária.
Agente causador: Wuchereria bancrofti
Sintomas: Na fase aguda podem aparecer fenômenos inflamatórios, entre eles