Doenças
Caxumba
Prevenção: Vacina.
Tratamento: A caxumba é quase sempre uma doença benigna e autolimitada, indicando-se no seu tratamento apenas repouso, medicamentos sintomáticos e cuidados gerais. Recomenda-se a prescrição de ácido acetilsalicílico para o controle de febre e da dor. Não existe nenhum medicamento antiviral, com atividade demonstrada contra o vírus da caxumba, que possa ser eventualmente indicado nos casos graves da doença.
Transmissão: Contato direto, por gotículas expelidas do trato respiratório superior de indivíduos infectados.
Principais sintomas: Febre, calafrios, anorexia, mal-estar geral, cefaleia, dor de garganta e dor nos músculos, que podem preceder de 2 a 3 dias a tumefação da parótida (inchaço nas glândulas salivares localizadas adiante e abaixo de cada orelha). Dor referida no ouvido, localizada próximo ao lóbulo da orelha, que se acentua com os movimentos da mastigação.
Principais características: Causada por vírus, ocorre predominantemente na infância. A maior concentração de casos de caxumba ocorre durante o inverno e no início da primavera, principalmente nos grandes centros urbanos.
Poliomielite - Paralisia Infantil
Principais características: Causada por vírus que são mais estáveis do que a maioria dos vírus, sendo capazes de permanecer viáveis durante períodos prolongados, na água, no leite e em outros alimentos.
Antes da disponibilidade das vacinas, a poliomielite era uma doença cosmopolita, observada em todos os continentes - sendo comuns as epidemias nas zonas temperadas - com maior incidência no verão..
Principais sintomas:
Forma meningítica: Aos sintomas presentes nas forma abortiva segue-se o aparecimento da síndrome meníngea (ou seja, sintomas das doenças que acometem a meningite - membrana que recobre o cérebro: febre, dor de cabeça, vômitos e rigidez da nuca), sem a presença de paralisias; nesses casos não se observam distúrbios da consciência e a evolução é benigna. Alguns