Doenças vasculares venosas - tromboflebite
Saiba o que é…
Tromboflebite é considerada uma doença comum, que atinge mais as mulheres do que os homens e consiste na formação de trombose, que significa o sangue coagulado em locais do corpo.
Pode acontecer em diversas regiões e neste caso a doença é caracterizada como tromboflebite migratória.
A doença geralmente acontece nos membros inferiores, pois a região apresenta alterações morfológicas que possibilitam o processo de trombose. Com isso, a trombose impede a passagem do sangue para região superficial. Afeta na maioria dos casos as pernas, mas há casos de pacientes que sofreram os trombos nos braços, ombros e também no abdômen.
Em alguns casos, o sangue coagulado pode chegar até a artéria pulmonar e pode ser controlada com tratamento específico.
Na grande parte dos casos o paciente não desenvolve sintomas e com isso a doença consegue passar por um tempo sem ser notada.
A doença pode demorar até meses para se manifestar, mas com tratamento é possível controlar e não causa grandes complicações ao paciente.
As regiões mais afetadas são pernas, tornozelos e também os pés. Havendo complicações da doença, o paciente pode desenvolver embolia pulmonar ou trombose venosa profunda, que são situações mais agravantes da doença.
-------------------------------------------------
Classificação
* Tromboflebite superficial no caso de se tratar de uma veia superficial, * Tromboflebite profunda ou trombose venosa profunda (TVP) se a/as veias atingidas são veias profundas.
-------------------------------------------------
Quadro clínico * Tromboflebite superficial: existe uma tumefacção e vermelhidão marcadas ao longo do segmento de veia atingido, que é extremamante doloroso à palpação. A presença de coágulos na veia superficial é a responsável pelos sinais inflamatórios. As complicações podem ser graves se a tromboflebite superficial progredir para o sistema venoso profundo através das veias perfurantes ou das crossas das safenas. *