Teoria da administração
Porto Alegre
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 3
2.1 Ênfase nas Tarefas 3
2.2 Ênfase nas pessoas 4
2.2.1 Teoria das relações humanas 4
2.2.2 Teoria comportamental 4
2.2.3 Desenvolvimento organizacional 5
2.3 Teoria de sistemas 5
2.4 Teoria matemática 5
2.5 Teoria da Tecnologia da informação 5
2.6 Teoria contingencial 6
2.7 Implicações éticas 6
2.8 Quadro comparativo das teorias 6
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar e identificar o papel do administradorpara como futuros profissionais possamos unir estes conceitos, podendo desta forma desenvolver um método para melhor tomada de decisões dentro da organização passando pelos métodos de Taylor e Fayol até os conceitos atuais.
2Teoria da Administração
A Administração foi uma, e se não, a mais importante invenção do século XX. Com a organização social das cidades e a modernização e ampliação das fábricas. Organizar recursos e alcançar resultados com o que possui a seu alcance é e sempre será o desafio da Administração.Analisando a evolução social e os movimentos campo e cidade surge então à necessidade de uma administração adaptada e realmente adequada para a evolução que estava se organizando no Séc. XX. Foi em meio a este BOOM evolutivo que a Administração surge enquanto objeto de estudo e ciência. Pois se percebeu que todo tipo de empreendimento social necessitavam de conceitos da administração desde as fábricas e sua micro sociedade até as cidades, estados e países.
A Administração passou por muitas fases significativas, que marcam dentro da administração uma evolução, são elas: ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas pessoas, ênfase na tecnologia, ênfase no ambiente, ênfase nas competências e na competividade.
2.1Ênfase nas Tarefas
A Administração quando se encontrava com a