Doen As Vasculares
Vasculites
É uma inflamação dos vasos sanguíneos. O conhecimento sobre essa patologia ainda é pequeno; porém, com o surgimento de microscópios eletrônicos, estão sendo feitos exames mais detalhados para que se tenha um maior esclarecimento da doença. Ela pode ser causada por muitos fatores, como agentes infecciosos (bactérias, vírus e protozoários) ou a utilização de drogas ilícitas como heroína e cocaína. A vasculite também pode ser causada por reações imunológicas.
A vasculite pode causar febre sem origem específica, perda do apetite, mal estar, suores durante a noite e dores fortes nas articulações e nos músculos. Aparecem lesões na pele (nódulos) e até úlceras cutâneas que se manifestam, principalmente, nas pernas e nos braços. Qualquer vaso do corpo pode ser atingido pela vasculite. Os sintomas nem sempre são bem definidos e isso acaba retardando o diagnóstico do paciente. O tratamento é feito com a identificação do agente causador da doença, em conjunto com a utilização de remédios anti-inflamatórios, vasodilatadores e analgésicos. Para alguns casos, é recomendado o tratamento cirúrgico e endovascular.
Aneurismas
É uma dilatação incomum nas artérias, é originada pelo enfraquecimento da parede arterial causado por inflamações, traumatismo e degeneração. Porém, é mais comum que seja causada pela aterosclerose. Qualquer artéria pode ser atingida; entretanto, é mais comum que ocorra com a aorta abdominal. Com o enfraquecimento que ocorre, a artéria se dilata, o que pode provocar o seu rompimento. Isso é tão grave que pode causar a morte do paciente antes que ele tenha a oportunidade de procurar uma ajuda médica.Não há sintomas aparentes, ou seja, o paciente, a princípio, não sente nada. O diagnóstico pode ser feito com a palpação no trajeto da artéria, pois ocorre a dilatação. Quando não há como verificar, podem ser feitos exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e arteriografia. O tratamento