Doenças transmitidas pelos gatos
As principais doenças transmitidas pelos gatos, através das fezes, saliva ou pelos, são:
Toxoplasmose A toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii1 . Ocorre em animais de estimação e de produção, incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.)2 . Acarreta seriamente nas gestações gerando abortos e nascimento de fetos mal formados. Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.
Dermatomicose ou “Tinha” O nome dermatomicose, também conhecida como “tinha” ou tricofitose, representa qualquer tipo de infecção provocada por fungos parasitas chamados de dermatófitos. Devido ao estreito contato mantido entre os animais domésticos e os humanos, a dermatomicose destes animais representa importantes zoonoses. Esta doença tem distribuição mundial, sendo mais comum em locais de clima tropical e temperado, principalmente em regiões quentes e úmidas. Ataca diversas espécies de animais, como os bovinos, equinos, ovinos, suínos, cães, gatos, aves, animais silvestres e o homem.
Sarna Sarcóptica A Sarna sarcóptica é provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que deposita ovos (resultarão lavras), em galerias que "cava" na pele dos cães e gatos. Esse tipo de sarna é