padre antonio vieira
DON DOMÊNICO
THAIS DE JESUS HOEPERS
Análise das figuras de linguagem utilizadas por Padre Antônio Vieira no “ Sermão Santo Antônio aos Peixes”
GUARUJÁ – SP
2012
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS
DON DOMÊNICO
Análise das figuras de linguagem utilizadas por Padre Antônio Vieira no “Sermão Santo Antônio aos Peixes”
Este trabalho corresponde a disciplina de Orientação para Elaboração da Monografia, como parte dos requisitos para obtenção da Conclusão do Curso de Letras, apresentado a Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico, sob a orientação da Prof. Mestra Cláudia Santos do Nascimento Gomes.
GUARUJÁ – SP
2012
1. O PERÍODO BARROCO
O estilo barroco teve sua origem na Itália e rapidamente se espalhou por toda a Europa, chegando até mesmo no Brasil, na época ainda uma colônia de Portugal.
Teve seu início por volta do século XVII, durante a instalação dos jesuítas e missionários da igreja católica, no solo que até então era ocupado por nativos. Eram constantes os confrontos entre os índios e os portugueses, pela luta da dominação do território. No início do século XVIII, a partir do ciclo do ouro, o barroco envolveu todas as atividades culturais e foi a primeira escola artística que conseguiu formular expressões tipicamente brasileiras, símbolos do nascente sentimento nacionalista. O barroco brasileiro caracteriza-se pelo movimento sinuoso das formas, pelo jogo dos opostos, pela luz tangente e pela exuberância dos detalhes e de ornamentos.
O Barroco, apesar de ter sido iniciado na Bahia, com o chamado Barroco Açucareiro, teve em Minas o seu ponto alto como arte, quer seja na escultura, arquitetura, pintura ou música. Com o Barroco Açucareiro, fica o mérito da literatura, com nomes como Gregório de Matos Guerra (1633-1696), também conhecido por Boca do Inferno, por sua poesia satírica, que condenava os alicerces sociais da Bahia na segunda