ambiente virtual
Aula tema 07: Ferramenta de Gestão.
Tutora: Gláucia Marins Moreira.
Resumo: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal.
Anhanguera
2013.
REENGENHARIA: É o ato de analisar e modificar os processos da empresa, permitindo a criação de uma nova organização, muito melhor que antiga. É a modificação ao mesmo tempo, de processos, organizações e sistemas de informações de apoio, com o objetivo de conseguir melhoria, radical, no tempo, no custo, na qualidade e na satisfação dos clientes.
Significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Uma reconstrução, e não apenas uma reforma total ou parcial da empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.
Fundamental: redução ao essencial; o que e por que a empresa trabalha de determinada maneira.
Radical: renovação; adoção de novos procedimentos.
Drástica: despreza o que existe e substitui por novas formas de trabalhar.
Processos: foco nos processos e não nas tarefas; o que e por que do processo.
Em outras palavras, fazer cada vez mais com cada vez menos.
Uma das ferramentas que a Reengenharia utiliza para atingir seus propósitos é o Benchmarking cuja essência, de modo resumido, é a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas (Maximiano, 2005,p.476).
Liderança e equipes de Reengenharia.
Forte: Para superar as dificuldades de conduzir um projeto de Reengenharia; deve ter respaldo da alta administração; coragem para propor eliminação de processos; saber incentivar e motivar pessoas.
Agressiva: Ter visão para formar equipe com pessoas mais adequadas; ter comando para conduzir a equipe; saber disseminar informações.
Comprometida: envolver-se com a proposta; ter a ambição para finalizar o projeto; disposição para trabalhar muito; capacidade de superar frustações.