Doenças tipicas
Como se faz:
O equipamento da Mamografia é usado exclusivamente para o exame radiológico da mama. Permite que só a mama seja comprimida.
O mamógrafo possui um braço em C com a ampola que gera raios-X numa extremidade. Este braço roda de modo a permitir obter imagens da mama em diferentes posições, com o mínimo desconforto para a doente.
A mamografia é realizada por técnicos especialmente treinados para realização deste exame. A mama é colocada numa plataforma e comprimida com um “prato” compressor, de material plástico. A compressão é necessária para que a mama fique com a espessura mais uniforme e melhore a qualidade da imagem. Ao reduzir a espessura global da mama permite usar uma menor dose de radiação e reduz a radiação difusa melhorando a definição da imagem. Também é graças à compressão que algumas estruturas deslizam e permitem que pequenos detalhes passem a ser visíveis. Para além destes benefícios é a compressão que consegue manter a mama imobilizada impedindo assim que a imagem final perca a nitidez, o que aconteceria inevitavelmente se houvesse movimento.
Quais doenças que podem detectar: Através da análise dos seus resultados, o médico poderá identificar lesões benígnas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando suas chances de cura. A mamografia aponta também cânceres que não seriam descobertos.
Profissão:
Desindometria óssea: O exame de Densitometria Óssea institui-se como um método eficiente, simples, rápido e não requer nenhum preparo especial e nem estar em jejum para se medir a densidade mineral óssea, e