Doenças Tecido Ósseo
Por: Angela Oliveira
Carla Cristina
Cleana
Dayane Fully
Débora Andrade
A osteoporose é o distúrbio onde há redução da massa mineral, levando a uma grande redução da densidade do osso, tornando-o mais frágil e menos resistentes aos traumas mecânicos normais do dia a dia.
A palavra osteoporose significa osso poroso.
Na osteoporose o ditado “prevenir é melhor do que remediar” é especialmente verdadeiro, uma vez que, quando as lesões na arquitetura óssea causadas pela osteoporose estão presentes, elas são irreversíveis.
Os medicamentos não revertem a osteoporose, e, portanto, o tratamento visa evitar a progressão da doença.
Reposição de cálcio e vitamina D.
Alguns medicamentos:
Bifosfonados (alendronato, risedronato, ácido zoledrônico)
Raloxifeno – É um modelador seletivo do receptor de estrogênio. É um medicamento que age como se fosse estrogênio, mas não é. Apresenta os seus benefícios sem os seus efeitos colaterais.
Estrogênios e reposição hormonal
Além do tratamento com drogas, é importante implementar mudanças nos hábitos de vida. Deve-se abandonar o cigarro e evitar excesso de bebidas alcoólicas. Deve-se praticar exercícios físicos, incluindo musculação e dar preferência a alimentos como leite e derivados, legumes verdes, cereais, frutos secos e peixe.
Também é importante a exposição solar; 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 10h são o indicado. Apenas 25% do corpo precisam estar expostos.
É
o processo decorrente do desgaste e do envelhecimento das articulações, e também da tentativa do corpo de reparar estes danos.
Tratamentos medicamentoso e outros que são através dos
Tratamento não medicamentoso exercícios físicos.
Perda de peso
Exercícios físicos aeróbicos
Exercícios de baixo impacto
Musculação
Fisioterapia
Calçados e palmilhas
Acupuntura
Medicamentos (principais drogas